quarta-feira, 11 de março de 2009

A vez de quem??

É capaz de ser o estudo mais parvo da história da ciência eu cá apostaria nele para um prémio ignóbil. Como é que alguém perdeu tempo a classificar o homem em categorias como se fosse um fóssil raro nas mãos de um geólogo dos anos vinte é uma coisa que não consigo encaixar na minha molécula.
Segundo esta noticia, publicada no âmbito do estudo, o comportamento dos homens permite dividir os ditos em quatro (modelos de masculinidade?):

Metrossexual: Homem que vive extremamente focado em si próprio, descobrindo o seu lado mais feminino. Traduz-se num homem cosmopolita e sem quaisquer complexos nas suas atitudes e actividades. Um dos maiores ícones é o futebolista britânico David Beckham.

Tecnossexual: É uma evolução do modelo anterior. Homem que ainda toma muito em consideração o seu lado feminino mas vive numa obsessão constante por computadores e novas tecnologias.

Ubersexual: Representa o regresso ao macho varonil, de aspecto bem masculino, não obcecado com a imagem. Personalizado em homens como Bono, vocalista dos U2, ou Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia.

Neossexual: É o casamento perfeito entre virilidade e sensibilidade, o sonho da maioria das mulheres.

O estudo refere também que as mulheres querem ou preferem este último espécimen e, pasme-se ainda mais, o Expresso utilizou a fotografia de um conhecido ícone gay para ilustrar um neosexual - James Dean, apesar do seu casaco de cabedal e ar que faz saltar dos poros todas as feromonas de uma mulher bem casada, jogava no lado do inimigo.

Há duas coisas que aqui me intrigam. A primeira é a classificação absolutamente ridicula dos homens nestes quatro modelos como se alguma coisa, na espécie humana, pudesse ser classificada com a simplicidade e a limpeza de quatro categorias. Porque raio nós não podemos ser como as mulheres? As mulheres são apenas mulheres e ponto, cada uma é diferente da outra. E os homens não podem ser individuos únicos? Temos mesmo de ter categorias?
A segunda é o facto das mulheres, entrevistadas em 14 países, preferirem o último estilo. É de facto espantoso que elas, tal como todos os homens que conheço, queiram tudo aquilo que merecem e possam ter do sexo oposto. As mulheres querem o super homem tal como os homens querem a super mulher- uma daquelas que saiba fazer bolos de chocolate dos bons, que saiba fazer regressões lineares sem utilizar a calculadora, seja boa na cama, faça desportos radicais e lavores, se maquilhe todos os dias, engome, não fale muito, mas também não fale pouco, goste de crianças e cinema europeu, tenha perfumes bons, goste de cerveja e de futebol... anda so on...

É particularmente ridiculo que um homem tenha dirigido um estudo destes. É dar tiros nos pés. Se fosse uma mulher desesperadamente solteira na sua meia idade eu até percebia a redução da pessoa-homem a tão pouco.

Sobre homens prefiro ler isto. Obrigado Tiago.

Sem comentários: